segunda-feira, 23 de junho de 2008

Candelária


A Igreja da Candelária nasceu de uma promessa feita por um casal de espanhóis, para que seu navio chegasse a salvo de um naufrágio. O juramento consistia em erguer uma igreja em homenagem à Nossa Senhora da Candelária na primeira terra em que aportasse.

O espanhol Antonio Martins Palma e sua esposa, durante a tempestade em que seu navio correu sério risco de naufrágio, prometeram erguer um templo a Nossa Senhora da Candelária no primeiro porto a que conseguissem chegar vivos. Chegaram a salvo ao Rio de Janeiro, onde cumpriram sua promessa construindo uma capela de frente para o mar. Essa capela, original, foi reconstruída em 1710.

Em 1755 essa igreja foi demolida, pois o Marquês do Lavradio apoiou a idéia do bispo D. José Joaquim Justiniano Castelo Branco de ali construir outra igreja, maior e mais imponente.

A nova igreja, projetada por João Francisco Roscio, foi benta sòmente em 1811, na presença do Príncipe Regente D. João. Sua cúpula foi objeto de grandes controvérsias arquitetônicas e só ficou pronta em 1877, de acordo com projeto de Gustavo Weschneldt - que veio a ser alterado por Daniel Pedro Ferro Cardoso.

Ela apresenta fachada barroca e interior neo-clássico, como conseqüência do enorme tempo gasto em sua construção. As portas em bronze do português Teixeira Lopes só foram instaladas em sua fachada principal em 1901, pelo engenheiro Paula Freitas. O interior da construção ostenta grande quantidade de mármore de Carrara (branco) e mármore de Verona (rosa).

Olhando-se para o altar-mor pode-se também ver o altar do Santíssimo (à sua esquerda) e o altar de Nossa Senhora das Dores (à sua direita). A cúpula é adornada por 8 estátuas de mármore branco esculpidas em Lisboa por José Cesário de Sales: São Mateus, A Religião, São Marcos, A Caridade, São João Evangelista, A Fé, São Lucas e A Esperança.

O pintor João Zeferino da Costa é o responsável por 6 grandes painéis no teto da nave principal, narrando a origem da Igreja, e pelas pinturas das sancas, retratando os profetas Jessié, Davi, Isaías e Salomão.

Nenhum comentário: